Topo
Notícias

Ex-presidente paraguaio Fernando Lugo sofre AVC e está em coma induzido

10/08/2022 20h06

Assunção, 10 ago (EFE).- O ex-presidente e senador paraguaio Fernando Lugo (2008-2012) sofreu um AVC nesta quarta-feira e está em coma induzido em um hospital de Assunção, informou o parlamentar Jorge Querey, da coalizão de esquerda à qual o político pertence.

"Ele foi internado aqui com um diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico", disse Querey, que também é o médico de família de Lugo, a jornalistas.

Lugo, de 71 anos, foi levado de seu gabinete no Senado para o Sanatório San Roque, próximo ao centro histórico da capital do Paraguai.

Querey, da aliança de partidos da Frente Guasu, disse que o ex-governante "teve uma convulsão, ou o que as pessoas normalmente conhecem como um ataque epilético".

O episódio, segundo ele, ocorreu depois que Lugo mostrou "sintomas muito pequenos" durante a recente viagem a Bogotá para assistir à posse do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

O líder de esquerda e ex-bispo católico, que foi submetido a exames de imagem, tem uma lesão "relativamente pequena" e vai passar por análises mais detalhadas, informou o parlamentar e médico.

"Ele está atualmente em coma induzido por medicamentos e em suporte respiratório mecânico", acrescentou Querey.

Ele lembrou que Lugo é um "paciente com tratamento de longa data" que recebe medicação permanente para coagulação e circulação.

O ex-presidente foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma em estágio inicial, recebeu tratamento no Brasil e se recuperou em 2012. EFE

Notícias