Topo
Notícias

Diretor da OMS vê avanços nos sistemas de saúde da América Latina

10/08/2022 20h29

Santiago do Chile, 10 ago (EFE).- O diretor de Serviços de Saúde para a América Latina da Organização Mundial da Saúde (OMS), James Fitzgerald, garantiu que a região avança bem na busca de sistemas universais mais justos, mas pediu maior esforço para eliminar as barreiras existentes, em particular, a da coparticipação.

Em declarações à Agência Efe, concedidas durante visita ao Chile, o representante da agência da ONU destacou o aumento de "quase 16 pontos que foi registrado no índice de cobertura universal que é medido pela OMS" e garantiu que isso se deve às reformas substanciais que vários países fizeram incentivamos pelo impacto provocado pela pandemia da covid-19.

"Estão alocando mais recursos humanos, equipamentos, infraestruturas, para, justamente, garantir acesso aos serviços integrais de saúde. Estão fazendo reformas muito substanciais agora, e essas reformas estão melhorando muito o acesso aos serviços", detalhou Fitzgerald.

"A região, neste momento, tem um aumento de quase 16 pontos no índice de cobertura universal que é medido pela OMS. Esse aumento é muito importante. Significa que as populações estão melhorando suas situações de saúde", completou.

Nessa linha, Fitzgerald elogiou o esforço de muitos governos da região de aumentar o gasto público em saúde, mas alertou que, "sem um maior investimento público nos próprios países, não poderemos alcançar o acesso universal" nas Américas.

"Estamos avançando bem, foram feitos enormes esforços na pandemia, para, justamente enfrentar as deficiências sistemáticas que ficaram expostas. Houve aumento do gasto público, que agora é quase 30% do PIB. Ainda distante, mas estão avançando e avançando bem", garantiu o representante da OMS.

"Isso representa um aumento de quase 40% no gasto público em dez anos. Além disso, estão quebrando as desigualdades persistentes que existiam, com maior diferença no primeiro nível de atenção, a atenção primária de saúde, justamente, para melhorar o acesso universal nos territórios que são subatendidos, com baixo nível de recursos humanos", acrescentou.

Fitzgerald garantiu que o sistema de coparticipação é "a maior barreira que existe na região das Américas".

"Muitos países estão avançando agora para reduzi-lo. Entendemos que o Chile tomou uma decisão muito importante sobre isso", disse o diretor de Serviços de Saúde, sobre a extinção do modelo no país.

"Uma estratégia integral, uma reforma que transforme, tem que enfrentar todas essas barreiras que existem na saúde, diante de uma análise profunda delas", concluiu. EFE

Notícias