Topo
Notícias

Biden faz apelo para que Síria liberte jornalista americano capturado em 2012

10/08/2022 16h58

Washington, 10 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo nesta quarta-feira ao governo da Síria, pela libertação do jornalista americano Austin Tice, capturado no país árabe exatamente dez anos atrás.

Em comunicado, o chefe de Estado relembrou que o profissional de imprensa "coloca a verdade acima de si mesmo" e que havia viajado para a Síria visando "mostrar ao mundo o custo real da guerra", e acrescentou que o governo dos EUA sabe "com certeza", que Tice foi capturado pelo regime sírio.

O jornalista "freelancer" viajou para o país árabe em março de 2012 para cobrir o conflito e, meses mais tarde, em 10 de agosto daquele ano, desapareceu justo quando planejava deixar o território sírio, através da fronteira com o Líbano.

"Pedimos repetidamente ao governo da Síria que trabalhe conosco para trazer Austin para casa. No décimo aniversário de sua captura, faço um apelo para a Síria para que acabe com isso e nos ajude a trazê-lo", disse Biden, em comunicado.

O chefe de Estado garantiu que não há maior prioridade para o governo que lidera do que recuperar e levar de volta para os EUA aqueles que foram detidos arbitrariamente no exterior.

"É uma promessa que foi feita ao povo americano e aos pais de Austin, e que estou dedicado a cumprir", garantiu Biden.

"Dez anos é demais, como é cada dia que passa", completou o presidente americano. EFE

Notícias