Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Bar de SP é criticado ao expor placa: 'Não odiamos crianças, é só a sua'

Presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP diz que isso se configura como crime - Reprodução/Instagram
Presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP diz que isso se configura como crime Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 15h11Atualizada em 12/08/2022 17h56

Um bar na zona oeste de São Paulo recebeu críticas nas redes sociais por instalar uma placa dizendo: "Não odiamos crianças, é só a sua mesmo". O bar e restaurante La Borratxeria se defendeu dizendo que a placa em questão é uma "piada".

Esta não foi a única polêmica do estabelecimento, que também publicou recentemente uma imagem de uma caixa de papelão aberta, com a legenda: "Espaço Kids. Abandone, digo, deixe aqui seu bebê e coma à vontade".

A presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP, Isabella Vieira Machado Henriques, repudiou a placa exposta no local.

"Ainda que esse estabelecimento seja conhecido por colocar placas consideradas 'polêmicas', essa menção às crianças configura sim um ato discriminatório. E se na placa fosse trocada a palavra 'crianças´ por ´mulheres´ ou outra que remetesse a algum outro grupo social, trataríamos isso como normal? Não pode ser considerado normal, nem aceitável", explicou Isabella.

Ela ainda diz que isso pode ser caracterizado como crime. "Esse caso é o exemplo de uma violência perpetrada contra crianças na esfera coletiva. Pode, sim, ser caracterizado como crime. Especialmente em um país no qual as crianças têm sido vítimas frequentes de violências variadas, essa ação pode ser configurada como crime de incitação à violência, contra a paz pública, que estimula a violência contra crianças. Além do mais, pode-se entender que constituir crime de ódio, previsto na legislação, quando injúrias são cometidas a pessoas por elas pertencerem a determinado grupo social".

Isabella também explicou a importância de haver uma resposta para casos assim.

"É importante que as autoridades competentes atuem, na medida em que a normalização da violência contra o grupo social constituído por crianças assevera o cenário que temos hoje com as crianças sendo vítimas de violências diversas, com sofrimento e consequências para toda a vida delas".

Em rápido contato com o UOL, o La Borratxeria respondeu apenas que a placa foi colocada como "uma piada".

Após o início da polêmica o bar fez nova provocação, indicando que alterou a placa exibida anteriormente para uma nova provocação: "lacradores se f**** ceis (sic) tudo".

Placa no bar foi mudada para ofender 'lacradores' que fizeram caso repercutir nas redes sociais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Placa no bar foi mudada para ofender 'lacradores' que fizeram caso repercutir nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

Procon notifica o bar

Após a repercussão do caso, o Procon-SP notificou o bar La Borratxeria solicitando explicações sobre a placa "Não odiamos crianças, é só a sua mesmo".

Em nota, o instituto informou que o estabelecimento deverá apresentar "os critérios utilizados para instalação de placas, avisos e informativos em suas dependências - com conteúdo sátiro e/ou de cunho potencialmente discriminatório, agressivo e socialmente debatido", além de informar "como é feito o treinamento e orientação de seus funcionários" e os quais são "os procedimentos de atendimento e eventual abordagem aos clientes para entrada e permanência no estabelecimento".

Além das explicações, o Procon-SP também solicitou a apresentação de materiais de divulgação de eventos com as regras de acesso e horários de funcionamento, além da própria programação promovida em julho deste ano na casa.

A empresa tem até o dia 17 de agosto para responder aos questionamentos do instituto.

Notícias