Topo
Notícias

Artistas leem carta aos brasileiros em defesa da democracia

10/08/2022 20h37

Caetano Veloso, Fernanda Montenegro, Anitta e outras dezenas de artistas brasileiros apareceram nesta quarta-feira (10) em um vídeo lendo uma carta em defesa da democracia, em resposta aos ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as instituições.

"Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito, tão duramente conquistado pela sociedade brasileira", diz Veloso no vídeo publicado no YouTube, ao ler um fragmento do manifesto, assim como fizeram 41 outros artistas.

O manifesto, uma iniciativa de membros da Universidade de São Paulo (USP) que já conta com quase um milhão de assinaturas, será lido nesta quinta-feira na Faculdade de Direito da instituição, a menos de dois meses das eleições.

"No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários", afirma o cantor Chico Buarque no vídeo, segurando a carta nas mãos.

Apesar do tom crítico, a carta não menciona diretamente o presidente, que nas últimas semanas voltou a atacar o sistema de urnas eletrônicas, sem oferecer quaisquer provas, alimentando temores de que ele não reconheça uma eventual derrota.

A carta, compartilhada na internet, recebeu as assinaturas dos principais candidatos opositores a Bolsonaro e importantes associações empresariais, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), algo visto por muitos observadores como um revés para Bolsonaro, já que a maior parte do empresariado o apoiou em 2018.

O presidente menosprezou o manifesto na segunda-feira, dizendo que "quem quer ser democrata, não tem que assinar cartinha, não".

Na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 28 de julho, Bolsonaro aparece 18 pontos atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o favorito para vencer a disputa (47% a 29%).

msi/mel/gm/ic

© Agence France-Presse

Notícias