Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Aranha do Harry Potter? Forma curiosa de escorpião intriga a web

Escorpião-vinagre não tem veneno, mas aparência "estranha" assustou seguidores de dono de zoológico - jayprehistoricpets/Instagram
Escorpião-vinagre não tem veneno, mas aparência "estranha" assustou seguidores de dono de zoológico Imagem: jayprehistoricpets/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 23h39

O registro de uma série de escorpiões-vinagre "caminhando" sobre um homem nos Estados Unidos repercutiu nas redes sociais pela curiosidade em torno da espécie e pela semelhança dos bichos com um animal retratado na saga de filmes Harry Potter.

Em um vídeo de cerca de 10 segundos, Jay Brewer, fundador do zoológico Reptile Zoo, em Los Angeles, conversa com tranquilidade enquanto os escorpiões descansam no braço e no boné dele.

"Eles parecem com escorpiões, vêm da Tanzânia e têm uma aparência meio estranha", fala o homem no curto vídeo. Em poucas horas, a postagem teve mais de 38 mil reações no Instagram.

"Os insetos de Harry Potter são reais?", questiona um dos seguidores. "Eu amo tanto esses carinhas, estou pensando em pegar um para mim", afirma outro.

Apesar da aparência estranha, os animais da espécie são "inofensivos" para seres humanos por não apresentarem veneno.

Os animais da espécie, que podem medir até 8,5 centímetros e pesam até 12,4 gramas, usam apenas seis das oito patas para andar. As suas patas dianteiras são usadas como órgãos sensoriais, servindo como antenas. Assim como outros escorpiões, os "vinagres" têm pinças.

Semelhança do escorpião-vinagre com aranha retratada no filme Harry Potter chamou atenção de pessoas nas redes sociais - Reprodução - Reprodução
Semelhança do escorpião-vinagre com aranha retratada no filme Harry Potter chamou atenção de pessoas nas redes sociais
Imagem: Reprodução

Sem veneno, os escorpiões-vinagre apresentam glândulas anais que emitem uma substância com cheiro semelhante ao de vinagre, motivo do apelido inusitado.

Em inglês, eles costumam ser chamados de "whip scorpions" (escorpiões-chicote, em tradução livre), uma referência às pernas finas da espécie e ao "rabo", também fino, como um chicote.

Notícias