Topo
Notícias

Portugal combate grande incêndio que atinge deste sábado a Serra da Estrela

08/08/2022 17h30

Lisboa, 8 ago (EFE).- O grande incêndio florestal que afeta a Serra da Estrela desde o último sábado, no centro de Portugal e a cerca de 50 quilômetros da fronteira com Espanha, continua ativo nesta segunda com uma frente em que trabalham mais de 600 bombeiros.

No terreno encontram-se ainda mais de 170 veículos de extinção terrestre e cerca de uma dezena de meios aéreos, segundo fontes da Proteção Civil, que especificaram que neste momento não existem populações em perigo.

O fogo começou no início da manhã de sábado na cidade de Covilhã e durante a tarde de domingo espalhou-se à vizinha vila de Manteigas, onde queimou mais de mil hectares do Parque Natural, informou o prefeito de Manteigas, Flávio Massano, à agência de notícias portuguesa "Lusa".

Os esforços estão agora concentrados na área de Verdelhos, localizada na fronteira entre os dois municípios.

As chamas também forçaram o fechamento de uma estrada nacional e deixaram três bombeiros levemente feridos.

O incêndio de Covilhã é o único de grande dimensão ainda ativo nesta segunda em Portugal, onde quase 70 municípios estão em risco máximo de incêndio florestal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (Ipma).

O mais recente relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) mostra que este ano, até 31 de julho, os incêndios queimaram 58.354 hectares de massa florestal.

A área queimada é 59% maior que a média anual dos dez anos anteriores.

O governo e o ICNF se reunirão hoje com os prefeitos dos municípios afetados pelos incêndios deste ano para preparar um conjunto de medidas de recuperação das áreas atingidas. EFE

Notícias