Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ex de Bolsonaro falta a depoimento para investigação contra Renan, diz TV

do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 19h33Atualizada em 08/08/2022 19h52

Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL), faltou a um depoimento à PF (Polícia Federal) no inquérito que investiga o filho deles Jair Renan Bolsonaro cometeu tráfico de influência. A oitiva aconteceria na última sexta-feira (5).

Segundo mostrou a TV Globo, Ana Cristina não apresentou justificativa para o não comparecimento. Essa foi a segunda falta, já que inicialmente a intimação era para julho e a ex-mulher de Bolsonaro não apareceu.

Ainda segundo a reportagem da Globo, a Polícia Federal estuda marcar uma nova data para ouvi-la.

A PF investiga se Jair Renan atuou para ajudar empresários com o governo federal em troca de patrocínios. Em depoimento, o filho '04' do presidente negou que tenha praticado tráfico de influência e declarou que "outras pessoas usaram seu nome para ganhos pessoais".

Depoimento de Jair Renan

Jair Renan disse à PF que usaram seu nome para ganho pessoal. Segundo o jornal O Globo, o depoimento durou cerca de quatro horas.

Em setembro de 2020, Jair Renan se encontrou no Espírito Santo com empresários interessados em emplacar com o governo federal um protótipo de construção de casas populares. Dois meses após o encontro, um dos empresários conseguiu uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Neste segundo encontro, Jair Renan e Allan Lucena estavam presentes. O filho do presidente disse que participou como convidado, mas que não teve nenhuma interferência no que foi discutido: "Entrei mudo e saí calado".

A Polícia Federal chegou a pedir a quebra do sigilo telemático (dados telefônicos e de internet) de Jair Renan para apurar se houve tráfico de influência. O pedido, no entanto, foi rejeitado pela Justiça Federal do Distrito Federal. A informação foi publicada pelo jornal O Globo.

O objetivo da ação apresentada ainda no fim de 2021 era ter acesso a dados, como e-mails, diálogos salvos em nuvem e outros tipos de arquivos, do 'filho 04' de Bolsonaro e de outros suspeitos.

Notícias