Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ala do Pros ligada a Lula retira candidatura de Pablo Marçal à Presidência

Até a publicação desta nota, o nome de Pablo Marçal segue registrado no "DivulgaCand", site do TSE com informações sobre os candidatos - Reprodução/Instagram/Pablo Marçal
Até a publicação desta nota, o nome de Pablo Marçal segue registrado no "DivulgaCand", site do TSE com informações sobre os candidatos Imagem: Reprodução/Instagram/Pablo Marçal
do UOL

Colaboração para o UOL

08/08/2022 14h08Atualizada em 08/08/2022 16h20

A nova direção do Pros, ligada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retirou a candidatura do coach Pablo Marçal à Presidência. A decisão foi tomada em convenção realizada na sexta-feira (5), conforme ata registrada pela sigla no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A nova direção é comandada por Eurípedes Júnior, fundador do partido. Ele e os outros integrantes dessa ala já haviam manifestado apoio à candidatura petista, mas uma disputa judicial fez com que o comando da sigla fosse alternado nos últimos dias entre o grupo ligado a Lula e o que defende candidatura própria, comandado por Marcus Holanda.

Em contato com o UOL, a assessoria de Marçal disse que "a nova direção é provisória e mantida por uma decisão liminar monocrática" e que aguarda "o julgamento do Pleno nesta terça".

De acordo com a ata, a retirada de candidatura do coach foi aprovada por unanimidade. Até a publicação desta nota, o nome de Pablo Marçal segue registrado no "DivulgaCand", site do TSE com informações sobre os candidatos.

No último dia 3, o coach havia dito que acionaria a Justiça para manter a candidatura em meio à tentativa de parte da sigla de apoiar o ex-presidente Lula.

Quem é Pablo Marçal

Empresário e escritor de autoajuda, Pablo Marçal está em sua primeira empreitada em disputa pública. Ele anunciou a pré-candidatura pelo Pros em abril e, de acordo com o agregador de pesquisas do UOL, nunca chegou a 0,5% das intenções de voto.

O candidato é goiano e foi consultor empresarial até entrar no mundo de coach, influenciador digital e palestrante. Segundo seu portal oficial, Marçal é "cristão, filantropo, empreendedor imobiliário e digital, mentor, estrategista de negócios, especialista em branding e jurista por formação" e já escreveu 25 livros de autoajuda e motivação.

No antigo blog, que promovia suas mentorias, a definição é um pouco mais específica. "Nasceu para ativar a identidade e revelar o propósito das pessoas que se conectam a ele", diz o texto, que o define como "referência do país em desbloqueios emocionais, com diversos cursos e mentorias online sobre o assunto".

No caminho, uma 'expedição' mal-sucedida: Marçal apareceu no noticiário nacional no começo deste ano, quando liderou a subida de um grupo ao Pico do Marins, na região de Piquete, em São Paulo. Por pouco, a viagem não terminou em tragédia.

Notícias