Topo
Notícias

REPORTAGEM

Nova Ducati Monster chega ao Brasil com motor de 111 cavalos por R$ 87 mil

Nova geração da famosa naked italiana ganhou design inédito, perdeu peso e traz mais tecnologia  - Divulgação
Nova geração da famosa naked italiana ganhou design inédito, perdeu peso e traz mais tecnologia Imagem: Divulgação
do UOL

Colunista do UOL

05/08/2022 16h05

Um dos modelos mais famosos da Ducati está de volta ao Brasil. Completamente renovada, a nova Monster chega ao país com design inédito, menor peso e um motor de 111 cavalos de potência máxima.

A nova geração da naked italiana estará disponível nas concessionárias Ducati a partir de setembro, apenas na cor vermelha, com preço público sugerido de R$ 86.990. Os 30 primeiros clientes que adquirirem o modelo na pré-venda levam de brinde um kit especial, com jaqueta Summer, luva e protetor de coluna.

Como é a nova Monster

Lançada em 1993, a Monster é uma das motos de maior sucesso da Ducati, com mais de 530 mil unidades fabricadas desde então. A nova geração foi completamente renovada, mas manteve sua essência naked, ou seja, com o motor aparente e um farol redondo.

Contudo, abandonou alguns "dogmas" da Ducati, como o quadro em treliça a o monobraço traseiro. Para reduzir o peso da nova Monster, a fábrica italiana adotou um chassi de alumínio, como da superesportiva Panigale V4, e uma balança traseira convencional. Com isso, o modelo perdeu cerca de 18 kg em comparação à geração anterior.

A marca também adotou o propulsor de dois cilindros dispostos em "V" a 90°. Com 937 cm³ de capacidade, o motor, chamado de Testastretta 11°, é um dos melhores fabricados pela Ducati atualmente.

Nova Monster - Divulgação - Divulgação
Com novo chassi de alumínio e balança traseira convenciona, nova Ducati Monster ficou 18 kg mais leve que a geração anterior
Imagem: Divulgação

Com arrefecimento líquido e quatro válvulas por cilindro, o "L2" produz 111 cv de potência máxima a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m a 6.500 giros. O câmbio de seis marchas vem com quickshifter bidirecional de série.

Naked moderna

Como não podia faltar nessa reformulação geral que a Ducati fez na Monster, a marca italiana adotou um pacote eletrônico de última geração. A naked vem de série com ABS otimizado para curvas da Bosch, controle de Tração e sistema anti-wheeling, totalmente ajustáveis.

Nova Monster Design - Divulgação - Divulgação
Nova geração da Monster não perdeu sua essência naked esportiva
Imagem: Divulgação

Para ressaltar a esportividade da nova Monster, a marca adotou até mesmo um controle de largada (launch control), que ajuda em arrancadas rápidas e costuma equipar motos de pista. A naked, a exemplo de outros modelos da Ducati, também conta com modos de pilotagem. Toda essa eletrônica pode ser gerenciada por meio dos controles nos punhos e visualizada no novo painel, com tela colorida TFT de 4,3.

Notícias