Topo
Notícias

Do STF para a Comissão de Igualdade Racial, ele quer ampliar cotas na OAB

Formado em Direito na UERJ através do sistema de cotas, Irapuã Santana atuou como assessor no STF e TSE. - UOL/Carine Wallauer
Formado em Direito na UERJ através do sistema de cotas, Irapuã Santana atuou como assessor no STF e TSE. Imagem: UOL/Carine Wallauer

Colaboração para o UOL

28/06/2022 09h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (28/06) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

********

Quando adolescente, Irapuã Santana sonhava em vestir a farda da Aeronáutica. Hoje, o advogado de 35 anos tem outras aspirações. Após ingressar por meio de cotas raciais na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), pioneira na adoção das ações afirmativas, ele atingiu o que classifica como "topo da carreira jurídica" quando trabalhou por dois anos como assessor no STF (Supremo Tribunal Federal).

Agora, luta para outros negros também chegarem lá. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil-Seção SP), trabalha para a adoção de cotas de 30% nos eventos de todas as comissões. "Nunca tive problema em falar que era cotista", diz.

De tanto ouvir que as 'cotas não mediam capacidade', questionei minha capacidade intelectual. Aquilo não fazia sentido. Na época em que estudava para o vestibular, sempre fui o 'top das galáxias' pelas minhas notas e meu conhecimento"
Irapuã Santana, advogado

***

COLETIVO... Durante a infância e adolescência, Luiz César, 20, do quilombo Pedra Miúda, em Alagoas, percorria cerca de 8 km até a escola mais próxima. Com um grupo de jovens, foi até a porta da Secretaria Municipal de Educação cobrar por transporte escolar decente. Desta forma, conta o estudante de Geografia na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), nasceu a iniciativa Visibilidade da Juventude Rural.

***

CASO MARIELLE? A subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, se manifestou contra o recurso de Ronnie Lessa para cassar uma decisão que o mandou a júri popular. Lessa é acusado de assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes a tiros em 2018.

***

SABORES DO CONGO? A congolesa Prudence Kalamby Lizonza, 41, produz pratos cheios de memórias afetivas do Congo. Refugiada no Brasil, ela vive na Zona Leste de São Paulo com os filhos e foi uma das personagens do Receita de Família especial de Nossa. De violência política à religião, ela tem muita história para contar.

***

ASSALTO EM SHOPPING? Parentes do segurança Jorge Luiz Antunes, 49 anos, morto durante um assalto com reféns no último sábado (25), em um shopping de luxo no Rio de Janeiro, demonstram indignação pelo ocorrido. A sobrinha do segurança, que é negro, ressalta que o tio receberia R$ 180 pela diária, enquanto as bolsas da loja custam cerca de R$ 25 mil.

***

DANDO A LETRA

Jeferson Tenório - Carlos Macedo - Carlos Macedo
Jeferson Tenório
Imagem: Carlos Macedo

"A impressão que se tem é que o Ministério da Educação foi ocupado por malucos e com um objetivo muito claro: impor uma agenda ultradireitista, conservadora e religiosa. Uma agenda fascista e sem compromisso com o que propunha Paulo Freire: uma educação libertadora"
Jefferson Tenório, colunista do UOL

Em Notícias, Jefferson Tenório analisa o cenário da educação brasileira após casos de corrupção no MEC e ressalta a importância da resistência dos professores durante os desafios durante a pandemia.

Também em Notícias, Chico Alves conta que o batismo de uma escola municipal com o nome da mãe do presidente Jair Bolsonaro está causando protestos na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Em Ecoa, M.M Izidoro divide angústias e reflexões pelos ocorridos políticos e sociais das últimas semanas, relatando a impossibilidade de ser otimista em tempos marcados por violências e atentados aos direitos humanos.

***

PEGA A VISÃO

Justice Smith - David Urbanke/GQ - David Urbanke/GQ
Justice Smith
Imagem: David Urbanke/GQ

"Infelizmente, vivemos em um mundo onde, alguém como eu existir, é uma declaração política apenas por existir, mais do que por ser uma figura pública. Sempre me lembro que a busca da minha própria alegria é o ato mais radical e essencial para minha sobrevivência"
Justice Smith, ator

Justice Smith é o rosto da nova campanha "This Is Love" da Calvin Klein, que representa afetividade entre dois homens negros. O ator, que é estrela de séries como "Get Down" da Netflix, estampa um beijo gay com Nicholas Ashe. Os atores viveram um relacionamento em 2020. Em entrevista para Nossa, o ator fala sobre a importância de estrelar a campanha e sua relação com a moda.

***

SELO PLURAL

Conversa de Portão 2022 - Arte UOL - Arte UOL
Conversa de Portão 2022
Imagem: Arte UOL

No episódio #62 de Conversa de Portão, as jornalistas do Nós, Mulheres da Periferia recebem a consultora Isis Almeida, do projeto "Se organiza, bonita!" para falar sobre formas de organizar o cotidiano de trabalho. O episódio também aborda a rotina das mulheres negras e periféricas que é marcado pela sobrecarga de tarefas.No episódio #62 de Conversa de Portão, as jornalistas do Nós, Mulheres da Periferia recebem a consultora Isis Almeida, do projeto "Se organiza, bonita!" para falar sobre formas de organizar o cotidiano de trabalho. O episódio também aborda a rotina das mulheres negras e periféricas que é marcado pela sobrecarga de tarefas.

Notícias