Topo
Notícias

Irã tem dificuldades para restabelecer o sistema de distribuição de combustível

27/10/2021 07h04

Teerã, 27 Out 2021 (AFP) - O Irã enfrenta dificuldades nesta quarta-feira (27) para restabelecer o sistema de distribuição de combustível, um dia depois de sofrer um ciberataque sem precedentes a partir do "exterior", segundo o governo de Teerã.

Dos 4.300 postos de gasolina no país, apenas 220 foram reconectadas ao sistema central de distribuição, anunciou a agência oficial IRNA.

O incidente tem grande dimensão porque bloqueou o sistema que permite aos iranianos comprar gasolina subsidiada, graças a um cartão digital distribuído pelo governo.

O cartão permite benefícios até uma determinada quantidade de combustível subsidiado. Quando a quantidade acaba, o motorista paga o preço mais caro.

Nesta quarta-feira, quase 3.000 postos tinham condições de vender combustível a "preço livre", três vezes mais caro, mas não a tarifa subsidiada.

O Irã dispõe da terceira maior reserva de petróleo no mundo e ocupava em 2020 o quinto lugar como produtor dentro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

ap/sk/bfi/zm/me/fp

Notícias