Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Irã anuncia retorno às negociações do acordo nuclear

27/10/2021 13h34

BRUXELAS, 27 OUT (ANSA) - O Irã aceitou retornar às negociações sobre o acordo nuclear em Viena, na Áustria, a partir de novembro, confirmou o vice-ministro das Relações Exteriores e chefe-negociador de Teerã, Ali Bagheri, nesta quarta-feira (27).   

O anúncio foi realizado pelo político após uma reunião com o mediador da União Europeia, Enrique Mora, em Bruxelas. As conversas formais em Viena haviam sido interrompidas em junho, após a eleição do novo presidente do país, Ebrahim Raisi.   

"Tive uma conversa séria e construtiva com Enrique Mora sobre os fundamentos de uma negociação bem-sucedida. Concordamos em iniciar as negociações antes do final de novembro. A data exata será anunciada na próxima semana", escreveu Bagheri em suas redes sociais.   

O alto representante europeu para a Política Externa, Josep Borrell, deve consultar os demais signatários do acordo de 2015, incluindo os Estados Unidos, para verificar a data para as novas conversas.   

Chamado de Joint Comprehensive Plan of Action, ou apenas como JCPOA, o acordo nuclear foi firmado em 2015 pelo que ficou conhecido como grupo 5 + 1 (EUA, França, China, Rússia, Reino Unido - todos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas - mais a Alemanha). A União Europeia é uma das intermediadoras do pacto e Borrell é quem lidera as atuais negociações.   

Em 2018, o então presidente norte-americano Donald Trump retirou o país da lista de signatários e voltou a impor sanções unilaterais contra os iranianos. Teerã, por sua vez, decidiu aumentar o enriquecimento de urânio para níveis muito acima dos concordados provocando um grande impasse sobre o JCPOA.   

Com a eleição de Joe Biden, porém, os norte-americanos voltaram a acompanhar as conversas e manifestaram interesse em retornar para o acordo. Por isso, as atuais negociações em Viena são consideradas fundamentais para acalmar a situação. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias