Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Doze milhões de crianças 'têm medo de ir à escola' na Nigéria

27/10/2021 10h04

Abuja, 27 Out 2021 (AFP) - Cerca de 12 milhões de crianças "traumatizadas" têm medo de ir à escola na Nigéria, onde gangues criminosas sequestram estudantes para pedir resgate, disse o presidente Muhamadu Buhari.

O primeiro grande sequestro de estudantes no país mais populoso da África ocorreu em abril de 2014, quando Boko Haram sequestrou 276 meninas de uma escola em Chibok (nordeste), desencadeando a campanha mundial #BringBackOurGirls ("#DevolvamNossasMeninas").

Desde então, os ataques contra as escolas "aumentaram em número e se espalharam para toda a parte norte do país", declarou na terça-feira (26) Buhari, em uma conferência internacional sobre a segurança das escolas em Abuja, a capital.

Como consequência, "mais de 12 milhões de crianças estão traumatizadas e têm medo de ir para a escola, especialmente as meninas", continuou.

Gangues fortemente armadas e extremistas, no noroeste e centro da Nigéria, atacam e saqueiam povoados há anos, realizando sequestros para exigirem resgate, principalmente nas escolas.

lhd/joa/aml/mab/me/aa

Notícias