Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Europol anuncia 150 detenções em operação mundial contra a dark web

26/10/2021 06h23

Haia, 26 Out 2021 (AFP) - A Europol anunciou nesta terça-feira (26) a detenção de 150 suspeitos envolvidos na compra e venda online de produtos ilegais, em uma das maiores operações contra a dark web.

"Esta operação, denominada Dark HunTOR, foi integrada por uma série de ações isoladas, mas complementares, na Austrália, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos", afirmou a Europol em um comunicado.

Apenas nos Estados Unidos, 65 pessoas foram detidas, outras 47 na Alemanha, 24 na Grã-Bretanha e quatro na Itália e Holanda, entre outros países.

Alguns detidos foram considerados "alvos de grande valor" pela Europol.

Os agentes também confiscaram 26,7 milhões de euros (31 milhões de dólares) em espécie e moedas virtuais, além de 45 armas e 234 quilos de drogas, incluindo 25.000 pastilhas de ecstasy.

A ação foi organizada após uma operação policial liderada pela Alemanha no início do ano que fechou o "maior mercado de darknet no mundo".

A polícia italiana também fechou os mercados "DeepSea" e "Berlusconi", "que juntos contabilizavam mais de 100.000 anúncios ilegais", afirmou a Europol, que coordenou a operação com a agência judicial Eurojust.

"O objetivo de operações como esta é advertir os criminosos que operam na dark web que a comunidade policial dispõe de recursos e sócios globais para desmascará-los e responsabilizá-los por suas atividades ilegais, inclusive em áreas da dark web", afirmou o subdiretor de operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe.

Em janeiro, a polícia alemã fechou o mercado online "DarkMarket", utilizado por seu suposto operador, um australiano, para facilitar a venda de drogas, dados de cartões de crédito roubados e malware.

jhe/jv/mar-rsc/zm/fp

Notícias