Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA alertam que avanços militares da China vão aumentar tensão no mundo

26/10/2021 05h08

Washington, 25 out (EFE).- O governo dos Estados Unidos alertou nesta segunda-feira que o avanço da China em suas capacidades militares só fará aumentar a tensão na região e no mundo.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse em entrevista coletiva que é por isso que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, descreve o gigante asiático como o principal desafio na esfera militar para os EUA, já que as ações de Pequim darão o tom da política de defesa de Washington, que está se adaptando.

"É por isso que continuaremos nos concentrando em garantir que possamos trabalhar em direção a um Indo-Pacífico livre e aberto. Continuaremos nos concentrando nos desafios que a China nos apresenta", disse o porta-voz.

Nesse sentido, Kirby destacou a importância de cooperar com aliados e parceiros daquela região em relação a Pequim.

Nas últimas semanas, aumentaram as tensões entre os EUA e a China sobre o acordo de defesa entre Washington, Camberra e Londres, denominado AUKUS; a disputa sobre Taiwan e o Mar da China Meridional, ou acusações de que Pequim testou mísseis hipersônicos.

Na última sexta-feira, a inteligência americana levantou preocupações sobre o desenvolvimento da China de tecnologias emergentes que poderiam colocar Pequim à frente de Washington em âmbito militar e outras áreas.

O Centro Nacional de Cibersegurança dos EUA (NCSC, na sigla em inglês) observou em um relatório que a China pretende assumir a liderança em vários campos até 2030, incluindo biotecnologia, computação avançada e Inteligência Artificial. EFE

Notícias