Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Cúpula Itália-América Latina defende clima, mulheres e vacinas

26/10/2021 17h10

ROMA, 26 OUT (ANSA) - Os chanceleres e representantes latino-americanos reunidos em Roma para a 10ª Conferência Itália-América Latina defenderam nesta terça-feira (26) um acesso "amplo e equitativo" às vacinas contra a Covid-19 para todos os países do mundo, além de reconhecer que os desafios para o século 21 são a pobreza e desigualdade geradas pela pandemia, o combate às mudanças climáticas e o empoderamento feminino.   

Os participantes do evento esperam uma "aceleração em relação às diferentes realidades nacionais, no sentido de um acesso amplo e equitativo às vacinas", diz a declaração final.   

O documento reitera ainda o "compromisso de promover o trabalho em temas como a questão da mulher e da igualdade de gênero, a pesquisa e o desenvolvimento, a luta contra as mudanças climáticas e o crime organizado".   

Além disso, a cúpula se comprometeu a dar prioridade à crise social desencadeada pela pandemia e a colaborar com a transição para uma energia mais limpa e acessível, para o desenvolvimento do que eles chamaram de economia circular.   

Os países da América Latina e do Caribe "manifestam seu apoio ao papel da Itália como atual presidência do G20, de modo que, na conclusão da Cúpula de chefes de Estado e de governo, levando em consideração dos resultados desta conferência, a 'Declaração de Roma' consolida os compromissos ministeriais já assumidos nos últimos meses", em especial a luta contra as alterações climáticas.   

"O objetivo italiano, que acredito ser compartilhado por todos vocês, é combater o impacto social e econômico da pandemia na saúde e promover uma recuperação sustentável, inclusiva e resiliente", explicou a vice-chanceler da Itália, Marina Sereni.   

As prioridades do governo italiano devem ser "investir na saúde do planeta e restaurar a saúde de nossas economias, para o benefício máximo das mulheres e dos homens que hoje habitam nosso planeta e daqueles que o habitarão nos próximos anos".   

"Neste contexto, o combate às desigualdades e à igualdade de gênero são objetivos que devemos considerar transversais na nossa agenda comum", afirmou Sereni, lembrando que "esta é a mesma estratégia que está subjacente a todos os objetivos de desenvolvimentos sustentável da agenda 2030 e é nossa intenção acelerar o ritmo para alcança-los na Europa, América Latina e Caribe".   

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, por sua vez, afirmou que a Itália, a Europa e a América Latina e Caribe são chamadas a dar juntos uma contribuição concreta e incisiva para enfrentar os desafios globais.   

Em mensagem lida por Sereni, o líder italiano defendeu "um futuro pós-pandêmico caracterizado por menos desigualdades e maior sustentabilidade ambiental" e ressaltou que o encontro é "a melhor oportunidade para refletir sobre objetivos partilhados".   

Já o chanceler Luigi Di Maio destacou que, com a realização do evento, a Itália quer contribuir para o retorno da América Latina e do Caribe à agenda europeia como centralidade estratégica.   

Ele enfatizou ainda que seu país está empenhado em apoiar o relançamento de atenção da União Europeia à região, nomeadamente com a conclusão e atualização da rede, acordos com países e grupos regionais, no interesse mútuo de garantir uma associação natural partilhada de valores.   

Entre os laços históricos, sociais, políticos e econômicos da Itália com a América Latina e o Caribe, o chanceler destacou que mais de dois milhões de italianos residem nesta região, onde operam mais de três mil empresas do país europeu, com vendas superiores a 70 bilhões de euros.   

Di Maio também lembrou que, apesar da pandemia, o comércio ultrapassou 20 bilhões de euros em 2020 e continua crescendo em 2021, enquanto os investimentos somam 33 bilhões de euros, montante superior ao que a Itália tem na China, Japão, Rússia e Líbia juntos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias