Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Comitê recomenda vacina anticovid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos nos EUA

26/10/2021 19h02

Washington, 26 Out 2021 (AFP) - Um painel médico de especialistas formado por assessores do governo dos Estados Unidos apoiou nesta terça-feira (26) o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças de entre cinco e onze anos, abrindo o caminho para que as crianças se vacinem em poucas semanas.

Os especialistas independentes concluíram que os benefícios conhecidos - tanto diretos, para a saúde das crianças, quanto indiretos, para pôr fim às interrupções escolares - superavam os riscos conhecidos.

A recomendação do comitê tem caráter consultivo, mas é incomum que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) não a siga. Por isso, espera-se que a agência autorize em breve o uso da vacina para esta faixa etária, tornando 28 milhões de crianças elegíveis a receber a vacina a partir de meados de novembro.

"Para mim está bastante claro que os benefícios superam o risco quando ouço falar de crianças que estão ingressando na terapia intensiva, que têm efeitos de longo prazo depois de sofrer de covid, e que estão morrendo", disse Amanda Cohn, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que votou a favor.

"A questão não é saber tudo, mas saber o suficiente", disse Paul Offit, pediatra do Hospital Infantil da Filadélfia, que também votou a favor, mas refletiu sobre o fato de que com o tempo estariam disponíveis dados de segurança mais completos.

Acrescentou que muitas crianças de alto risco poderiam se beneficiar, além de que o risco teórico de miocardite, o efeito colateral mais preocupante, seria provavelmente muito baixo, em vista da dose reduzida de 10 microgramas, em comparação com os 30 microgramas aplicadas em pessoas com mais idade.

No entanto, vários especialistas relativizaram seus votos, dizendo que não seriam favoráveis a um amplo mandato da vacinação nas escolas e que a imunização devia continuar sendo uma decisão das famílias.

Mais cedo, o principal cientista da FDA, Peter Marks, tinha dito que as crianças menores estavam "longe de se livrar dos danos da covid-19".

Marks acrescentou que neste grupo houve nos Estados Unidos 1,9 milhão de infecções e 8.300 hospitalizações, das quais aproximadamente um terço precisou de cuidados intensivos.

Também houve cerca de 100 mortes, o que tornou a covid em uma das 10 principais causas de morte entre as crianças, acrescentou.

- Efeitos colaterais incomuns -Um estudo da Pfizer compartilhado pela FDA mostrou que a vacina tinha eficácia de 90,7% para prevenir a covid-19 sintomática e não apresentava problemas de segurança graves.

O cientista da FDA Hong Yang apresentou um modelo mostrando que, com as taxas de infecção atuais, a vacina evitaria muito mais hospitalizações por covid do que as que a miocardite poderia causar.

Se a transmissão da comunidade caísse a níveis muito baixos, esta relação poderia mudar, mas mesmo então, a vacinação poderia valer a pena, devido aos riscos de longo prazo relacionados com os casos não hospitalizados, acrescentou.

Entre estes ricos de longo prazo da covid está a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C), uma complicação rara, mas grave, que afetou mais de cinco mil crianças de todas as idades e matou 46.

A Pfizer avaliou os dados de segurança entre 3.000 voluntários e os efeitos colaterais mais comuns da vacina foram leves ou moderados, como dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e calafrios.

Não houve casos de miocardite ou pericardite (inflamação ao redor do coração). A empresa reiterou, porém, que não havia voluntários suficientes para poder detectar efeitos colaterais muito raros.

Os casos muito raros de miocardite foram detectados apenas em adolescentes, depois que a vacina foi autorizada em junho e está sendo administrada em milhões de pessoas dessa faixa etária.

Matthew Oster, pesquisador dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC), fez uma apresentação do que se sabe até agora sobre os efeitos colaterais nos grupos que já podem se vacinar.

Dos 877 casos de miocardite induzidos pela vacina em menores de 29 anos, 829 foram hospitalizados, segundo dados oficiais.

A grande maioria teve alta, mas cinco continuam em terapia intensiva.

É provável que a taxa deste efeito colateral seja menor no grupo etário de cinco a 11 anos do que entre os adolescentes do sexo masculino porque acredita-se que está relacionado com a testosterona.

A reunião ocorre enquanto os Estados Unidos saem de sua última onda, provocada pela variante delta.

Mas a pandemia continua se espalhando rapidamente nos estados do norte, como Alaska, Montana, Wyoming e Idaho, com climas mais frios e taxas de vacinação mais baixas.

Nos Estados Unidos, 57% da população está completamente vacinada.

A confiança nas vacinas aumentou nos últimos meses, mas os Estados Unidos continuam atrás dos outros países do G7 quanto ao percentual da população vacinada.

ia/to/dva/kma/dga/yow/aa/mvv

PFIZER

Notícias