Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Área afetada pela lava do vulcão espanhol chega a 906,8 hectares

26/10/2021 19h24

Santa Cruz de Tenerife (Espanha), 25 out (EFE).- O sistema de satélite europeu Copernicus calculou a área destruída pela lava do vulcão nas ilhas Canárias de La Palma em 906,8 hectares, apenas meio hectare a mais em um intervalo de 20 horas.

Esta última medição foi realizada hoje, às 12h30 (hora local) nas Ilhas Canárias, e o número de edifícios destruídos permanece inalterado, 2.162, sendo 124 possivelmente afetados.

A estimativa dos danos pelos diferentes fluxos de lava nas estradas da ilha também não foi alterada: 66,2 quilômetros desapareceram e outros 3,4 quilômetros foram parcialmente danificados.

A diretora do Instituto Nacional Geográfico (IGN, na sigla em espanhol) das Ilhas Canárias, María José Blanco, já indicou ontem que a orientação das novas fendas do cone principal por onde sai a lava é ótima na medida em que os fluxos não continuarem se expandindo e aumentando os danos materiais já causados.

Este é o 33º mapa produzido pelo sistema Copernicus desde o início da erupção vulcânica em Cumbre Vieja, em 19 de setembro. EFE

Notícias