Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Novo gabinete de esquerda do Peru pede voto de confiança ao Congresso

25/10/2021 20h44

Lima, 25 Out 2021 (AFP) - A chefe do conselho de ministros do Peru, Mirtha Vásquez, pediu nesta segunda-feira (25) ao Congresso um voto de confiança para o novo gabinete ministerial, o segundo do presidente de esquerda Pedro Castillo em menos de 90 dias no cargo, mas os debates foram suspensos devido à morte de um legislador que não estava no plenário.

"O país atravessa um momento difícil. Além da crise de saúde, a tensão política coloca os cidadãos em meio a um cenário de tensão que perdura desde o início do governo em 28 de julho", disse Vásquez ao Congresso, dominado pela oposição de direita.

"Cabe a nós caminharmos juntos rumo à governabilidade" e "chegar a consensos", acrescentou a advogada de 46 anos.

Após a manifestação da líder do gabinete indicada por Castillo em 6 de outubro, os parlamentares iniciaram um debate antes de proceder à votação, essencial para a permanência do gabinete, mas a sessão foi suspensa à tarde pela morte do parlamentar governista Fernando Herrera, que não assistiu à reunião plenária.

Herrera, um professor de 55 anos e representante da região de Tacna (sul), "faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória", anunciou à imprensa o líder da bancada governista, Waldemar Cerrón.

O Congresso unicameral vai retomar os debates em 4 de novembro, informou sua presidente, a opositora María del Carmen Alva.

Se a confiança for rejeitada, Vásquez deverá renunciar e o presidente Castillo terá de nomear um novo gabinete de 19 membros.

O pedido de confiança exige 66 votos em um Congresso fragmentado, onde o partido governista Perú Libre é a maior minoria, com 37 dos 130 assentos.

Castillo derrotou por pouco Keiko Fujimori, da direita, em uma votação em junho, levantando temores entre parte dos peruanos de uma virada abrupta para o socialismo após décadas de políticas liberais.

Ao meio-dia houve manifestações pró-governo e da posição do lado de fora do edifício legislativo.

ljc/fj/lda/ic/mvv

Notícias