Topo
Notícias

Nigéria lança eNaira, versão digital de sua moeda

Lançamento coloca a Nigéria como pioneira no continente - Reprodução/Facebook Aso Rock Villa
Lançamento coloca a Nigéria como pioneira no continente Imagem: Reprodução/Facebook Aso Rock Villa

25/10/2021 14h24

Abuja, 25 Out 2021 (AFP) - A Nigéria lançou oficialmente uma versão digital de sua moeda, eNaira, anunciou o presidente Muhammadu Buhari nesta segunda-feira (25).

Com este lançamento, a Nigéria, primeira economia da África em termos de Produto Interno Bruto (PIB) e o país mais populoso do continente, com mais de 200 milhões de habitantes, é pioneira no continente. Ao seu lado, está Gana, que vem testando seu E-Cedi desde setembro, como uma nova forma de troca monetária.

"Nós nos tornamos o primeiro país da África e um dos primeiros do mundo a introduzir uma moeda digital para nossos cidadãos", celebrou Buhari.

"Recentemente, o uso de moedas nos negócios e nos pagamentos diminuiu", explicou. Segundo ele, a tendência se "acentuou desde que a pandemia começou e com o surgimento de uma nova economia digital".

A eNaira busca facilitar as transações online, disse o presidente, mas também deve "atrair cada vez mais pessoas e empresas do setor formal e, desse modo, fazer com que a receita tributária do país aumente", afirmou.

Em todo mundo, os bancos centrais buscam criar versões digitais de suas moedas, em meio ao crescimento de pagamentos feitos online. Também têm como objetivo competir com as criptomoedas que escapam do controle do Estado, ou dos reguladores globais.

As criptomoedas são muito populares na Nigéria, que em 2020 ocupava o terceiro lugar em número de usuários de moedas virtuais, depois dos Estados Unidos e Rússia, segundo um estudo do gabinete Statista.

Com elas, os nigerianos tentam contornar a desvalorização constante da naira nos últimos anos e podem receber dinheiro da diáspora ou enviar remessas mais facilmente.

A eNaira, porém, não é uma criptomoeda. É o equivalente digital da moeda física nigeriana, a naira. É emitida pelo banco central e está submetida à taxa de câmbio oficial.

Os nigerianos podem fazer o download do aplicativo eNaira e encher suas carteiras móveis usando suas contas bancárias.

No ano passado, a China se tornou a primeira grande economia a lançar a versão de uma moeda digital, como teste. Desde então, ao menos cinco países lançaram suas moedas virtuais e outros 14 - entre eles Suécia e Coreia do Sul - estão em fase piloto, segundo o 'think tank' americano Atlantic Council.

Notícias