Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Israel abre fronteira para trabalhadores agrícolas libaneses

25/10/2021 21h30

Jerusalém, 26 Out 2021 (AFP) - Israel permite que trabalhadores agrícolas do Líbano, país com o qual tecnicamente está em guerra, entrem em seu território para colher azeitonas, anunciou nesta segunda-feira (25) o exército do país.

"À luz da situação econômica no Líbano e como um sinal de boa vontade para com o povo libanês, o exército abriu a fronteira para trabalhadores agrícolas de Al Jabal, Itaron e Balida", disse a instituição.

Esses coletores podem cruzar a Linha Azul, a fronteira projetada pela ONU após a retirada das tropas israelenses do Líbano em 2020, para colher azeitonas, acrescentou o comunicado, acompanhado de um vídeo.

Segundo uma porta-voz do exército, isso aconteceu em várias ocasiões desde 10 de outubro.

Israel e o Líbano seguem tecnicamente em guerra. A Força Provisória das Nações Unidas (Unifil, na sigla em inglês) está posicionada no sul do Líbano para fazer a mediação entre os dois.

Em 2006, o último grande confronto entre Israel e o movimento xiita Hezbollah no Líbano causou 1.200 mortes do lado libanês, a maioria civis, e 160 do lado israelense, a maioria militares.

Desde outubro de 2019, o Líbano vive uma grave crise econômica, social e financeira, com quase 80% da população vivendo na pobreza em um contexto de inflação galopante e escassez de materiais básicos.

alv/fio/dbh/lda/ic/mvv

Notícias