Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Cume de vulcão desaba e aumenta fluxo de lava em ilha da Espanha

25/10/2021 13h33

Santa Cruz de Tenerife (Espanha), 25 out (EFE).- O cume do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na Espanha, desabou parcialmente nesta segunda-feira, fazendo aumentar a fonte de saída de lava, em meio ao momento de maior atividade desde a erupção, iniciada em 19 de setembro.

A informação foi confirmada pelo Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan).

"Estamos no momento de maior atividade", disse à Agência Efe, David Calvo, porta-voz do órgão.

Segundo o representante do Involcan, o vulcão já emitiu 50 mil toneladas de dióxido de enxofre e está derramando mais lava desde o fim de semana, quando foram abertas duas fissuras na lateral do cume, assim, uma nova boca.

Calvo explicou que as fontes levam os fluxos de magma em direção ao sul, para passar por áreas que ainda não tinham alcançado anteriormente, como o município de Los Llanos de Aridane.

Alguns rios de lava, ainda de acordo com o porta-voz do Involcan, delimitaram um perímetro que de até três quilômetros.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, nesta segunda-feira, apenas até às 3h (pelo horário de Brasília), foram registrados 84 terremotos em La Palma, decorrentes da atividade do vulcão Cumbre Vieja.

Segundo o órgão, três deles superaram a magnitude de 3,5 graus na escala Richter.

Nenhum, no entanto, superou o de 4,9 graus, que aconteceu no último sábado, na localidade de Villa de Mazo, a 38 quilômetros de profundidade. EFE

Notícias