Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA fará 'tudo o possível' para libertar missionários no Haiti, diz Blinken

19/10/2021 20h03

Quito, 19 Out 2021 (AFP) - Os Estados Unidos farão tudo o que estiver ao seu alcance para libertar os 17 missionários - 16 americanos e um canadense - sequestrados no Haiti, disse o secretário de Estado, Antony Blinken, nesta terça-feira (19).

"No governo estamos incansavelmente focados nisso", disse Blinken em uma coletiva de imprensa durante visita ao Equador.

"Faremos tudo o possível para ajudar a resolver essa situação".

O alto funcionário destacou que o Departamento de Estado está em contato com o governo haitiano e o FBI sobre o sequestro de um grupo de 17 missionários por uma gangue que pede um milhão de dólares de resgate por cada um.

"Infelizmente, também é uma demonstração de um problema muito maior que é o da situação de segurança, que é simplesmente insustentável", destacou Blinken.

"Isso não pode continuar. Certamente, não é propício a um ambiente no qual o trabalho precisa ser feito", incluindo "os investimentos que devem ser feitos no povo do Haiti, em seu futuro".

As gangues assumiram o controle de boa parte de Porto Príncipe, que também sofre com uma crise política crescente, amplificada pelo assassinato do presidente Jovenel Moise.

sct/st/lda/dl/rsr/mvv

Notícias