Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Verdes autorizam negociações para formar coalizão na Alemanha

Robert Habeck, dos Verdes - Christof Stache/AFP
Robert Habeck, dos Verdes Imagem: Christof Stache/AFP

17/10/2021 13h20

BERLIM (ANSA) - Em convenção realizada neste domingo (17), Os Verdes autorizaram que as lideranças da sigla prossigam com as conversas formais com o Partido Social-Democrata (SPD) e o Partido Liberal Democrático (FDP) para uma coalizão que governe a Alemanha.

"Seremos o motor de uma grande missão de transformação. E Os Verdes podem passar da defesa para o ataque. Chegamos a um tempo de esperança e essa esperança não deve ser desperdiçada pelo partido que, pela segunda vez, está na posição de entrar e fazer parte de um governo", disse o presidente da sigla, Robert Habeck.

Na última sexta-feira (15), as lideranças dos três partidos informaram que houve um acordo para as conversas exploratórias na formação de um novo governo alemão. Caso dê certo, essa será a primeira vez na história alemã que uma aliança tripartite comandará o país.

As conversas começaram no dia 7 de outubro, após Os Verdes e o FDP informarem que não chegaram a um acordo com a União Democrata Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, que deixará o poder após 16 anos.

O SPD foi o mais votado, com 25,7%, no pleito de 26 de setembro, mas as duas siglas começaram a conversar com a CDU, que ficou na segunda colocação, com 24,1%, por considerarem que havia "mais afinidades" do que com os sociais-democratas, mas a aproximação acabou não se concretizando. Os Verdes foram o terceiro partido mais votado, com 14,8%, e o FDP o quarto, com 11,5%.

Notícias