Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Greta questiona conversas sobre clima na Itália: "30 anos de blá blá blá"

28/09/2021 11h48

Por Stephen Jewkes e Giulio Piovaccari

MILÃO (Reuters) - Greta Thunberg e outros ativistas jovens mostraram um tom cético em relação às conversas sobre o clima na Itália nesta semana, dizendo que muito foi prometido, mas pouco foi feito para combater o aquecimento global durante quase três décadas desde a histórica Cúpula da Terra.

Os temores de que a mudança climática esteja piorando aumentaram desde que um relatório de agosto da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a situação está perigosamente perto de sair de controle e que gerações futuras certamente enfrentarão mais transtornos.

"30 anos de blá blá blá", disse Thunberg na sessão de abertura do evento Youth4Climate nesta terça-feira.

Milhares de ativistas jovens estão reunidos em Milão nesta semana, e 400 deles, de cerca de 190 países, devem interagir com formuladores de políticas para elaborar propostas sobre soluções possíveis.

"Os chamados líderes selecionaram jovens para reuniões como esta para fingirem que estão nos ouvindo, mas não estão ouvindo", disse Thunberg.

"Não existe planeta B... a mudança não é só possível, mas necessária, mas não se continuarmos como fizemos até hoje."

Os ativistas jovens, que lutaram para colocar a mudança climática no topo da pauta global anos depois de líderes presentes na Cúpula do Rio de Janeiro de 1992 prometerem enfrentar os problemas climáticos, estão sendo desafiados a apresentar soluções antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) em novembro.

(Reportagem adicional de Gavin Jones)

Notícias