Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Igreja Católica do Canadá doará US$ 30 milhões para sobreviventes de internatos para indígenas

27/09/2021 20h18

Montreal, 27 Set 2021 (AFP) - Os bispos católicos do Canadá prometeram nesta segunda-feira (27) dar 30 milhões de dólares canadenses para iniciativas em defesa dos sobreviventes de internatos indígenas, depois de apresentarem "desculpas formais" na semana passada.

Esses recursos serão liberados nos próximos cinco anos para "remediar o sofrimento causado pelos internatos no Canadá", explicaram os bispos em um comunicado publicado nesta segunda-feira.

O dinheiro irá "apoiar programas e projetos dedicados a melhorar a vida" de sobreviventes de internatos e suas comunidades, disse Raymond Poisson, presidente da Conferência Canadense de Bispos Católicos.

Na sexta-feira, os bispos expressaram "profundo pesar" e apresentaram "suas desculpas" aos povos indígenas após a descoberta, nos últimos meses, de mais de mil túmulos perto de antigos internatos administrados pela Igreja Católica.

Mais uma vez, os bispos reconhecem no comunicado publicado nesta segunda-feira a existência de um "trauma histórico e ainda presente, causado pelo sistema de internato".

Muitas vozes foram ouvidas nos últimos meses no país exigindo um pedido de desculpas da Igreja e até do papa.

Mais de mil túmulos anônimos perto de antigos internatos católicos para nativos foram encontrados neste verão, lançando luz sobre uma página desoladora da história canadense e sua política de assimilação forçada de povos indígenas.

Cerca de 150.000 crianças ameríndias, mestiças e esquimós foram recrutadas à força em 139 internatos em todo o país, onde foram separadas de suas famílias, idioma e cultura.

tib/led/dl/lm/am

Notícias