Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Tremor de magnitude 5,7 sacode principal ilha das Filipinas, diz USGS

26/09/2021 17h20

Manila, 26 Set 2021 (AFP) - Um forte terremoto de magnitude 5,7 estremeceu nesta segunda-feira (27) a principal ilha das Filipinas, sem que haja informações sobre vítimas e danos até o momento, informaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e autoridades locais do arquipélago asiático.

O sismo foi registrado no litoral da província de Batangas, na ilha de Luzón, à 01h12 local (14h12 de domingo em Brasília), e acordou os moradores da capital Manila, situada a pouco mais de 100 quilômetros do epicentro, cuja profundidade foi estimada 98 quilômetros, segundo o USGS.

Até o momento, as autoridades da região próxima do terremoto afirmaram que não há informações sobre danos ou vítimas.

"Foi realmente forte", disse José Clyde Yayong, funcionário do serviço de gestão de catástrofes da cidade de Tagaytay, na província vizinha de Cavite.

"Até o momento, não há informações de incidentes relacionados com o terremoto", acrescentou.

Leonardo Tristan, funcionário do serviço de gestão de catástrofes de Looc, na província de Mindoro Ocidental, contou que a força do tremor fez com que alguns moradores tivessem que sair de suas casas, temendo o colapso de suas estruturas.

"Minha esposa gritava 'um terremoto!'", declarou Tristan à AFP.

As Filipinas estão situadas em uma área de grande atividade sísmica, o chamado "Cinturão de Fogo" do Pacífico, onde diversas placas tectônicas colidem entre si.

amj/st/jvb/mis/rpr/mvv

Notícias