Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Sequestradores nigerianos libertam dez estudantes

26/09/2021 20h30

Kano, Nigéria, 26 Set 2021 (AFP) - Os sequestradores que fizeram reféns mais de 100 estudantes em uma escola na Nigéria há mais de dois meses libertaram mais dez jovens após o pagamento de resgate, informou neste domingo (26) o líder de uma associação de pais.

Em 5 de julho passado, os sequestradores invadiram o Colégio Bethel Baptist, nos arredores da cidade de Kaduna, de onde levaram 121 alunos que dormiam em seus quartos.

O caso faz parte de uma série de sequestro de grupos armados que aterrorizam o noroeste e o centro da Nigéria com saques, sequestros e roubo de gado.

Os bandos sequestraram ultimamente alunos de escolas para exigir o pagamento de resgate de pais e autoridades.

"Os sequestradores libertaram outros dez estudantes depois que cumprimos suas demandas financeiras, como com os estudantes libertados anteriormente", disse Joseph Hayab, da associação de pais, sem revelar a quantia paga.

Outros dez alunos foram libertados há uma semana.

"Temos outros 11 estudantes em cativeiro e esperamos que todos sejam libertados na próxima vez que alcancemos um acordo com os bandidos", disse Hayab.

Até agora, 110 alunos foram libertados ou conseguiram fugir dos seus sequestradores.

Três dos sequestradores foram detidos, disse o porta-voz da polícia nacional, Frank Mba.

Desde dezembro, mais de nove mil estudantes foram sequestrados no norte da Nigéria, embora a maioria tenha sido libertada mediante negociações.

Em agosto, os bandidos libertaram 93 alunos sequestrados de um seminário islâmico no centro do país, depois de três meses de cativeiro.

abu/lhd/har/mas/gm/mvv

Notícias