Topo
Notícias

Enem 2021: Veja informações sobre data, inscrição e isenção de pagamento

Os candidatos já inscritos farão a prova nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Já os novos aplicantes deverão fazer o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Os candidatos já inscritos farão a prova nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Já os novos aplicantes deverão fazer o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
do UOL

Colaboração para o UOL

22/09/2021 19h51

Os estudantes isentos da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 têm até 23h59 de domingo (26) para realizar o cadastro e, assim, se tornarem aptos a fazer a prova. O pedido deve ser feito na Página do Participante. O prazo foi estendido após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

A reabertura do pedido de isenção foi determinada pelo STF após análise de uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos. O edital do MEC previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias do Enem só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência.

Entre os motivos, não constava o medo de desenvolver a covid-19. Em meio à pandemia, a edição registrou recorde de abstenção desde 2009. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%.

Datas do Enem 2021

Os candidatos já inscritos farão a prova nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Já os novos aplicantes deverão fazer o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Quem pode ter isenção em 2021?

Têm direito a não pagar a taxa do Enem aqueles que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Poderão pedir a isenção também aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Mais sobre o Enem

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo levantamento do Semesp (entidade que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil), o Enem deste ano é o mais branco e elitizado dos últimos dez anos. O estudo apontou que houve queda de 53% de inscrições de pretos, de 54,8% de indígenas e de 35,7% de brancos.

Notícias