Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Saúde volta atrás e descarta vacinar adolescentes

16/09/2021 13h59

SÃO PAULO, 16 SET (ANSA) - Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ter dito que o Brasil tinha "excesso de vacina" contra a Covid-19, a pasta divulgou uma nota informativa na qual volta atrás na recomendação de imunizar adolescentes entre 12 e 17 anos e sem comorbidades.   


O documento foi publicado na última quarta (15), mesmo dia em que Queiroga questionou as "narrativas" de que existe uma escassez de vacinas contra o novo coronavírus no país.   


"Há excesso de vacina, na realidade, o Brasil já distribuiu 260 milhões de doses, 210 milhões já aplicadas", afirmou o ministro na ocasião, enquanto estados reclamam da demora na remessa de imunizantes de AstraZeneca e Pfizer para as segundas doses.   


De acordo com a nota informativa do Ministério da Saúde, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos deve ser restrita a jovens com comorbidades, deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.   


No entanto, a pasta havia divulgado em 2 de setembro outro comunicado, em que recomendava a imunização de todos os adolescentes a partir de 15 anos.   


Para justificar o recuo, o Ministério da Saúde alega que a maioria dos jovens sem comorbidades não desenvolve casos graves de Covid-19 e que "somente um imunizante", o da Pfizer, está autorizado para esse público.   


No entanto, algumas cidades, como São Paulo, decidiram contrariar a nova recomendação e prosseguir com a vacinação de adolescentes sem comorbidades. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias