Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Chefe da diplomacia britânica é realocado como ministro da Justiça

15/09/2021 21h49

Londres, 15 set (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, retirou nesta quarta-feira Dominic Raab do cargo de ministro das Relações Exteriores e o nomeou ministro da Justiça e vice-primeiro-ministro.

Liz Truss, que ocupava a pasta de Comércio Exterior, passa a comandar a diplomacia britânica. Raab, que recebeu duras críticas por sua gestão na reitrada das tropas que estavam no Afeganistão, foi um dos ministros realocados por Johnson entre as mudanças que já eram previstas há algumas semanas.

O agora ex-chanceler participou de uma longa reunião com o premiê em seu gabinete na Câmara dos Comuns antes de comparecer nesta tarde a Downing Street para assumir o novo cargo.

A gestão de Raab estremeceu após o ministro ter sido acusado de continuar as férias de verão na ilha grega de Creta apesar de os talibãs terem tomado o controle de Cabul enquanto o Reino Unido tentava evacuar militares e colaboradores do Afeganistão com urgência.

Um porta-voz de Johnson confirmou a saída de Gavin Williamson do Ministério da Educação. Ele comandou o plano para que as escolas continuassem as aulas durante a pandemia de covid-19.

Quem também deixa o cargo é Robert Buckland, ministro da Justiça, assim como Robert Jenrick, da Habitação, mas ainda foram divulgados os nomes dos substitutos.

Downing Street também confirmou que Rishi Sunak, ministro da Economia, e Priti Patel, do Interior, serão mantidos nos respectivos cargos.

Notícias