Topo
Notícias

Padre Júlio Lancellotti é ajudado com vaquinha para arrumar Kombi detonada

Padre Júlio Lancellotti ao volante de nova Kombi doada por meio de vaquinha virtual; veículo já ajuda na assistência à população de rua em SP e vai permitir conserto de Kombi antiga - Ari Paleta/Sindicado dos Metalúrgicos do ABC/Divulgação
Padre Júlio Lancellotti ao volante de nova Kombi doada por meio de vaquinha virtual; veículo já ajuda na assistência à população de rua em SP e vai permitir conserto de Kombi antiga
Imagem: Ari Paleta/Sindicado dos Metalúrgicos do ABC/Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/08/2021 04h00Atualizada em 04/08/2021 16h25

Uma velha Volkswagen Kombi usada para levar alimento, roupas e agasalhos à população sem teto da capital paulista já estava precisando de manutenção. Pertencente à Casa de Oração do Povo da Rua, no bairro da Luz, a perua volta e meia dava pane, dificultando as atividades da entidade beneficente.

Coordenador da Pastoral do Povo da Rua, o padre Júlio Lancellotti conta que, além dos problemas mecânicos, apenas um veículo não tem sido suficiente para dar conta de tanto trabalho - sobretudo com o aumento na demanda, nestes dias mais frios.

Na semana passada, Lancellotti ganhou uma ajuda para prosseguir com o atendimento aos mais necessitados: outra Kombi, ano 2005, revisada, higienizada e pronta para o uso. Adquirida por meio de uma vaquinha virtual, ela já está rodando. De quebra, deu uma "folga" à perua antiga, que finalmente passará pelos necessários reparos para voltar a rodar.

"A Kombi antiga estava bastante detonada, mais do que precisando de manutenção, e já tinha dificuldade para rodar. Com a nova, podemos continuar auxiliando nossos irmãos de rua", festeja o religioso, que também comanda a Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca (Zona Leste).

Coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo inspeciona Kombi doada com auxílio de sindicato - Ari Paleta/Sindicado dos Metalúrgicos do ABC/Divulgação - Ari Paleta/Sindicado dos Metalúrgicos do ABC/Divulgação
Coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo inspeciona Kombi doada com auxílio de sindicato
Imagem: Ari Paleta/Sindicado dos Metalúrgicos do ABC/Divulgação

O veículo mais novo foi entregue ao pároco no último dia 26 pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que organizou a vaquinha, com a qual conseguiu arrecadar pouco mais de R$ 30 mil para a compra da Kombi 2005. Desde esse mesmo dia, as chaves já estão com a Casa de Oração, informa o padre.

De acordo com Carlos Caramelo, diretor institucional e de comunicação do sindicato, o total arrecadado veio da contribuição de filiados, bem como de outros sindicatos, políticos e anônimos.

"Em conversa recente, o padre Júlio comentou conosco sobre a dificuldade de transporte, inclusive para receber doações, nesta época de frio. Daí veio a ideia de fazer a vaquinha. Contamos com a ajuda de muitos parceiros e foi uma grata experiência", afirma o sindicalista.

Agradecido pela ajuda, Lancellotti agora planeja trazer a outra Kombi à boa forma para dar conta do alto volume de atendimentos à população carente. O padre destaca que ainda não sabe quanto dinheiro será necessário para efetuar o conserto e, com isso, ter dois veículos em bom estado à disposição.

"Ainda estamos buscando recursos para arrumar a Kombi mais antiga. Neste momento, aguardamos o orçamento ser concluído para conhecer os gastos necessários".

Quem quiser e puder ajudar poderá fazer doação à Paróquia de São Miguel Arcanjo, destaca o padre.

Notícias