Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Republicanos criticam pacote de infraestrutura de US$1 trilhão no Congresso dos EUA

02/08/2021 21h14

Por Makini Brice e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - O Senado dos Estados Unidos irá tentar completar os trabalhos nesta semana para um projeto de infraestrutura de 1 trilhão de dólares e que pode trazer melhoras esperadas para estradas, pontes e sistemas de transporte público, mesmo com alguns republicanos começando a reclamar sobre alguns detalhes.

Após um longo final de semana cheio de debates, os senadores começaram nesta segunda-feira a votar as emendas do projeto de 2.702 páginas. Mas as batalhas estão se formando.

O senador republicano Pat Toomey disse em nota que o regime tributário proposto pelo projeto para criptomoedas era amplo demais e impraticável. Ele disse que planeja apresentar uma emenda para mudá-lo.

O Comitê Conjunto do Congresso sobre Tributação estima que a provisão aumentaria 28 bilhões em novas receitas ao longo de 10 anos, o que é importante para os objetivos dos parlamentares de pagar pelos custos do projeto de infraestrutura.

"O Congresso não deve correr com esse regime tributário desenvolvido às pressas para as criptomoedas, especialmente sem um entendimento completo sobre suas consequências", afirmou Toomey em um e-mail.

Líderes do Senado estão tentando buscar um acordo sobre o número de emendas que será colocado para votação, já que os 100 senadores da Casa estão ansiosos para iniciar o recesso de agosto.

O projeto de lei, se aprovado, será o maior investimento dos EUA em infraestrutura em décadas. A aprovação da legislação seria uma vitória expressiva para o presidente Joe Biden, um democrata, que governa com um Congresso profundamente dividido.

O pacote viria ao lado de um outro de 1,9 trilhão de dólares de estímulo econômico e auxílio para pessoas afetadas pelo coronavírus que foi promulgado este ano sem apoio dos republicanos.

(Reportagem de David Morgan, Makini Brice, Richard Cowan, Susan Cornwell e David Lawder, em Washington)

Notícias