Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ministro do Meio Ambiente se reunirá com presidente da Cúpula do Clima

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, vai discutir detalhes da participação do Brasil no evento, que acontece em novembro - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, vai discutir detalhes da participação do Brasil no evento, que acontece em novembro Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

02/08/2021 17h02

O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, se reunirá na próxima quarta-feira (4) com o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (Cop26), Alok Sharma, para discutir detalhes da participação do Brasil no evento, em novembro, a ser realizado em Glasgow, Escócia.

Na última semana, Joaquim Leite afirmou, em reunião com ministros de cerca de 50 países, que a redução de emissões deve ser acompanhada de pagamento por resultado previsto no Artigo 5º do Acordo de Paris.

Joaquim Leite participou de encontro bilateral com o Enviado Especial da Presidência dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, no dia 25 de julho e reafirmou a posição brasileira, além de citar dificuldades no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia brasileira. Segundo do ministro, a "despeito de seu potencial", já reconhecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, o instrumento "permanece subutilizado por doadores e países desenvolvidos".

Segundo nota informativa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, o Ministro Joaquim Leite fez foi crítico em relação à proposta de contribuição financeira dos Estados Unidos por meio de fundo de investimentos privado.

Joaquim Leite teria afirmado que o engajamento do setor privado é importante e deve ser estimulado, mas a cooperação deve ser via doações governamentais públicas, "a serem canalizadas para pagamento por serviços ambientais, a exemplo do Programa Floresta+ Amazônia, que, por exemplo, recebeu recursos via doação do Fundo Verde para o Clima".

Durante o encontro, o Brasil apoiou a proposta da África do Sul para aumentar a meta quantitativa de financiamento de clima e defendeu que quaisquer aumento de ambição deve ser orientado pelo "princípio fundamental das responsabilidades comuns", ou seja, no caso de países em desenvolvimento. Nesse caso, o Brasil e outros países subdesenvolvidos, que possuem responsabilidade histórica menor em relação à mudança de clima, podem ser recompensados pelos países desenvolvidos com recursos financeiros e tecnológicos.

Notícias