Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Justiça britânica interrompe construção 'ilegal' de túnel perto de Stonehenge

30/07/2021 15h53

Londres, 30 Jul 2021 (AFP) - A justiça britânica julgou "ilegal" nesta sexta-feira (30) a construção de um novo túnel rodoviário próximo ao sítio pré-histórico de Stonehenge, - no sudoeste da Inglaterra - classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade, o que interrompe o projeto.

O túnel, com cerca de 3 quilômetros de extensão, visa descongestionar um importante eixo rodoviário leste-oeste e tem um custo de 1,6 bilhão de libras (11,39 bilhões de reais).

O projeto é muito criticado pela chamada Aliança de Stonehenge, que reúne várias associações.

Um painel de especialistas também se opõe ao túnel porque acredita que ele poderia causar "danos permanentes e irreversíveis" ao sítio arqueológico, mas o governo o aprovou no outono passado.

A decisão é considerada "ilegal" pelo Juiz David Holgate, que nesta sexta-feira decidiu que o ministro dos Transportes, Grant Shapps, não contemplou soluções alternativas, apesar de o estatuto do Patrimônio Mundial o obrigar a fazê-lo.

"Estamos extremamente felizes com o resultado deste julgamento", explicou John Adams, diretor do local do Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS).

A concessionária Highways England, que conduz o projeto, declarou em um tuíte que está "extremamente decepcionada com a decisão" e indicou que aguardaria o ministério dos transportes "examinar suas opções".

Construído em etapas entre aproximadamente 3.000 e 2.300 anos antes de Cristo, Stonehenge é um dos monumentos megalíticos mais importantes do mundo por seu tamanho e precisão arquitetônica.

cdu/jz/pc/ap/mvv

HERITAGE OIL

Notícias