Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Chegam a Havana doações de alimentos e remédios do México e da Bolívia

30/07/2021 21h46

Havana, 31 Jul 2021 (AFP) - Um navio da Marinha do México e um avião boliviano chegaram a Havana nesta sexta-feira (30) com a primeira parte da ajuda humanitária destinada a Cuba, diante da escassez de alimentos e medicamentos que vive a ilha, em seu pior momento da pandemia.

As doações de ambos os países chegam quase três semanas após as manifestações históricas de 11 e 12 de julho estourarem em mais de 40 cidades de Cuba. Coincide também com o anúncio feito nesta sexta de novas sanções a funcionários da polícia cubana pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, por "reprimirem" os protestos.

O navio mexicano levou 612,5 toneladas de alimentos como leite em pó, feijão, farinha de trigo e latas de atum. O governo do México informou que a doação inclui suprimentos médicos como seringas, tanques de oxigênio tipo T e máscaras. Outra remessa deve chegar neste sábado. Já o avião boliviano transportou 16,5 toneladas de alimentos e uma tonelada de insumos de biossegurança.

Com esse apoio humanitário, México e Bolívia tentam ajudar a aliviar a complexa situação que Cuba enfrenta com o endurecimento das sanções impostas pelos governos de Donald Trump e Joe Biden, assim como devido à pandemia, que tem impedido o turismo na ilha, sua maior fonte de renda.

Cuba, que mantinha um baixo índice de contágio pelo novo coronavírus, registra há meses um aumento constante, com um total de 375.721 casos e 2.693 mortos.

lp/dg/ic/lb

Notícias