Topo
Notícias

Navio que bloqueou canal de Suez atraca em Roterdã com 3 meses de atraso

29/07/2021 13h30

Haia, 29 jul (EFE).- O navio porta-contêineres Ever Given, que bloqueou durante seis dias o canal de Suez em março e causou prejuízos multimilionários no comércio marítimo mundial, chegou nesta quinta-feira ao porto de Roterdã, na Holanda, com três meses de atraso.

Com 18 mil contêineres a bordo, o navio chegou nesta manhã ao embarcadouro holandês e foi auxiliado por rebocadores para atracar no terminal Delta.

Os funcionários do porto de Roterdã descarregarão 9.000 contêineres até a próxima segunda-feira, os que têm a Europa como destino final, mas alguns serão colocados em outro navio para serem transferidos ao porto de Hamburgo.

O Ever Given partirá no dia 3 de agosto para Felixstowe, na Inglaterra, onde serão descarregados os contêineres restantes.

O navio de bandeira panamenha, que faz parte da frota da companhia marítima taiwanesa Evergreen e veio da Malásia, encalhou no passado dia 23 de março em meio a uma tempestade de areia e bloqueou o canal de Suez durante seis dias.

Um relatório da seguradora francesa Euler Hermes calculou que o fechamento do canal pode ter custado ao comércio mundial entre US$ 6 bilhões e US$ 10 bilhões por dia.

Após o desbloqueio da passagem, o navio foi mantido durante mais de três meses nas águas do canal de Suez, e voltou a navegar em 7 de julho, após a assinatura de um acordo financeiro confidencial entre as autoridades egípcias e a proprietária do navio.

A chegada do navio ao porto de Roterdã estava prevista para 24 de julho, mas a necessidade de abrir espaço no terminal para retirar os contêineres levou a autoridade portuária a adiar o atracamento para esta quinta-feira.

Notícias