Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Evo Morales aproveita ida à Lima para se aproximar do novo presidente do Peru

29/07/2021 03h13

Lima, 28 jul (EFE).- O ex-presidente da Bolívia Evo Morales aproveitou a visita que está fazendo à Lima, para se aproximar do presidente recém-empossado do Peru, Pedro Castillo e com o partido do candidato que derrotou Keiko Fujimori.

Morales, que acompanhou a posse do novo chefe de governo peruano, aproveitou para se reunir com Castillo na noite desta terça-feira.

Na véspera, o ex-presidente boliviano manteve encontro com Vladimir Cerrón, fundador e líder do partido Perú Livre, de esquerda, que acaba de chegar ao poder.

Desde Castillo venceu as eleições presidenciais peruanas, Morales deu diversas manifestações de apoio ao político através das redes sociais, inclusive, publicando uma foto que os dois tiraram em 2018, em La Paz, durante um encontro de professores latino-americanos.

"Recordamos nossas lutas, ele como professor, e eu como dirigente campesino. Estamos orgulhosos da eleição dele como presidente do Peru. Somos povo e irmãos", garantiu o ex-presidente da Bolívia.

Castillo dava aulas em uma escola rural na região de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos e tem origem de família campesina. Recentemente, ganhou notoriedade como líder sindical, ao liderar uma greve de professores.

"Com o novo presidente do Peru, coincidimos na obrigação pólítica dos movimentos sociais de cuidar e defender Luis Arce (atual presidente da Bolívia) e Pedro Castillo das ações desestabilizadoras", afirmou Morales.

Notícias