Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Banco Mundial atuará na distribuição de 430 milhões de doses de vacina

27/07/2021 05h09

Washington, 26 jul (EFE).- O Banco Mundial anunciou nesta segunda-feira que se movimentará para distribuir 430 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, o que seria suficiente para a aplicação em 250 milhões de pessoas em 92 países, de média e baixa renda.

"Este mecanismo importante e oportuno de financiamento permitirá que a Covax (iniciativa da Organização Mundial da Saúde) distribua doses adicionais", afirmou Seth Berkley, executivo-chefe da Aliança para Vacinas GAVI, por meio de comunicado.

Desde o começo da pandemia da covid-19, o Banco Mundial já aportou mais de US$ 157 milhões (R$ 814,1 milhões) para lidar com os impactos sanitários, econômicos e sociais da crise provocada pelo novo coronavírus.

Segundo a instituição financeira, a atuação é "a resposta mais rápida e a maior na história" e esses fundos já ajudaram mais de 100 nações no fortalecimento dos sistemas de saúde, proteção dos pobres e do emprego, além do processo recuperação.

"O acesso às vacinas segue sendo o maior desafio que os países em desenvolvimento encaram para proteger suas populações do impacto da pandemia" indicou o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

"Este mecanismo proporcionará novas distribuições e permitirá que os países acelerem a compra de vacina. Também permitirá transparência sobre a disponibilidade, preços e calendários de entrega", completou.

O acordo envolve o Covax, que, por sua vez, engloba a Coalizão para Inovações na Preparação para Epidemias, a Aliança GAVI e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Banco Mundial, essa colaboração "é a única iniciativa global que trabalha com os governos e os fabricantes para garantir que as vacinas contra a covid-19 estejam disponíveis em todo o mundo, tanto para países com maiores receitas, como para os de menores".

Notícias