Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Presidente do México sugere que medidas de restrição não sejam exageradas

26/07/2021 15h36

Cidade do México, 26 jul (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu nesta segunda-feira para que sejam evitados "exageros com as medidas autoritárias" em meio à terceira onda da covid-19 no país, com o argumento de que esta fase de contágios é menos intensa do que as anteriores.

"Não exagerem com as medidas autoritárias. No nosso país não houve toque de recolher, não houve medidas drásticas, nem nos piores momentos", afirmou o governante em entrevista coletiva matinal no estado de Veracruz.

Apesar da terceira onda de contágios no México, que na semana passada registrou aumentos de mais de 15 mil novos casos diários em quatro dias consecutivos, o mandatário negou que esteja pensando em novas medidas que levem ao fechamento de atividades, como no início da pandemia.

"Não vamos tomar nenhuma decisão de fechar, todos já sabemos como nos cuidar", declarou.

Segundo López Obrador, a população já sabe que o Sars-CoV-2, causador da covid-19, é "um vírus muito perigoso que causa dor e tristeza".

"Perdemos parentes, amigos, todos temos que nos cuidar, mas é preciso seguir em frente, como está acontecendo, sem estamos submetidos às ordens da pandemia", opinou.

O México é o quarto país com mais mortes por covid-19 no mundo, com mais de 238 mil óbitos confirmados entre quase 2,75 milhões de casos da doença.

Mas o presidente mexicano lembrou que a recomendação de seu governo foi que os estados não exagerassem nas medidas de restrição, pois muita gente precisa ir às ruas.

"Devemos dar às pessoas a liberdade de cuidarem de si mesmas, e não controlá-las", argumentou.

Contudo, disse que os Estados agiram com absoluta liberdade para impor medidas restritivas, o que levou a algumas queixas da população, e disse que o mesmo aconteceu em outras partes do mundo.

"Há grandes manifestações na Europa, na França, devido a estas medidas excessivas, por isso todos devemos ter cuidado", exemplificou.

De acordo com o mandatário, esta terceira onda de contágios no México é menos intensa do que as duas anteriores, ocorridas em julho de 2020 e janeiro deste ano, e afeta principalmente os jovens porque os mais velhos foram priorizados na vacinação.

"Isto mostra que a estratégia de vacinar primeiro os mais velhos era a apropriada", enfatizou.

VACINAÇÃO INTENSIFICADA.

López Obrador garantiu que a vacinação contra a covid-19 no país está sendo intensificada.

"Não há alternativa, não há outra opção para lidar com o vírus, a melhor é a vacinação, temos de ser muito claros quanto a isso. Se formos vacinados, estamos protegidos", declarou.

A meta do governo é que até outubro todos os mexicanos com mais de 18 anos estejam vacinados, ao menos com uma dose, e que neste mês metade da população adulta tenha recebido uma injeção.

"Queremos chegar a 50%. Vamos ver se até o final deste mês conseguimos 50% de vacinação entre os maiores de 18 anos", projetou.

Notícias