Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Cerca de 60 migrantes morrem afogados em frente à costa líbia (OIM)

26/07/2021 17h01

Trípoli, 26 Jul 2021 (AFP) - Ao menos 57 migrantes que tentavam chegar à Europa morreram afogados nesta segunda-feira (26) no naufrágio da embarcação em que viajavam em frente à costa da Líbia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Ao menos 57 migrantes se afogaram hoje em um naufrágio em frente a Khoms", disse a OIM. A cidade de Khoms fica a 120 km da capital, Trípoli, na costa ocidental da Líbia.

"Os sobreviventes que falaram com nosso pessoal contaram que 20 mulheres e duas crianças estavam entre os que perderam a vida", acrescentou a OIM no Twitter, destacando "outra tragédia" nesta "rota perigosa".

A OIM não especificou as nacionalidades dos migrantes, mas as imagens publicadas pela organização mostram trabalhadores humanitários distribuindo água e pacotes de alimentos a sobreviventes, visivelmente esgotados, que parecem procedentes de países da África subsaariana.

A Líbia é um dos principais pontos de passagem para dezenas de milhares de migrantes que tentam chegar à Europa a cada ano através da costa italiana, a 300 km da costa líbia.

O número de migrantes mortos no mar tentando chegar à Europa mais que dobrou este ano, informou a OIM em meados de julho. Cerca de 900 pessoas morreram em águas do Mediterrâneo entre janeiro e julho.

hme/tp/pc/eb/mvv

Notícias