Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Tufão In-Fa atinge o leste da China após inundações devastadoras

25/07/2021 15h38

Ningbo, China, 25 Jul 2021 (AFP) - O tufão In-Fa atingiu a costa ao meio-dia no leste da China neste domingo (25), enquanto os danos causados por inundações devastadoras há alguns dias ainda estavam sendo reparados.

Acompanhada de rajadas de vento de quase 137 km/h, essa tempestade tropical chegou à região do porto de cargas de Ningbo, um dos maiores do mundo junto com o de Xangai, anunciaram os serviços meteorológicos chineses.

A atividade portuária em Xangai e Ningbo foi suspensa, assim como o tráfego aéreo e ferroviário em um setor da costa leste da China.

O tufão In-Fa arrancou muitas árvores no centro de Ningbo, mas até agora não causou danos significativos e sua intensidade diminuiu desde que alcançou a China.

Uma abundante água de chuva alagava as ruas de alguns bairros e os comerciantes empilhavam sacos de areia para impedir a entrada em seus estabelecimentos.

Todos os voos foram adiados nos dois aeroportos internacionais de Xangai. As conexões ferroviárias não poderão ser retomadas até segunda-feira, ao meio-dia.

Algumas atrações públicas em Xangai e outras cidades fecharam e a população foi solicitada a evitar atividades ao ar livre.

- Mais de 495 mil pessoas evacuadas -Mais a oeste, na província central de Henan, pelo menos 63 pessoas foram mortas por chuvas torrenciais esta semana, de acordo com um novo balanço.

Essas inundações afetaram milhões de pessoas e algumas ficaram sem água potável ou comida por dias.

Mais de 495 mil pessoas tiveram que ser evacuadas, de acordo com o governo de Henan, e os danos chegam a bilhões de dólares.

A agência meteorológica chinesa estima que o tufão causará fortes chuvas por vários dias no leste, inclusive nas áreas afetadas pelas enchentes.

A China sofreu este ano inundações históricas e uma das temporadas de tufões mais severas, mas as chuvas torrenciais em Henan levantaram dúvidas sobre a capacidade das cidades chinesas de lidar com esses fenômenos.

Os especialistas preveem que isso se tornará mais frequente e intenso devido às mudanças climáticas.

Henan, atravessada por rios, é dotada de represas e reservatórios projetados para regular o fluxo e irrigar regiões agrícolas. Mas sua construção ocorreu há várias décadas e a rápida expansão urbana pressiona o sistema de drenagem.

dma/mtp/mas-mab/tjc/ic

Notícias