Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que trabalhará com os EUA contra ações de hackers

Fala foi dada por Alexander Bortnikov, diretor do FSB, durante a 9ª Conferência de Moscou Sobre Segurança Internacional - Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images
Fala foi dada por Alexander Bortnikov, diretor do FSB, durante a 9ª Conferência de Moscou Sobre Segurança Internacional Imagem: Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images

Maria Kiselyova e Tom Balmforth

Em Moscou (Rússia)

23/06/2021 16h48

A Rússia trabalhará com os Estados Unidos para localizar criminosos cibernéticos, disse o chefe do serviço de segurança russo hoje, uma semana depois de os presidentes dos países concordarem em aumentar a cooperação em certas áreas.

Alexander Bortnikov disse que a agência de segurança seguirá acordos firmados por Vladimir Putin e Joe Biden durante conversas sobre questões de segurança cibernética ocorridas durante uma cúpula da semana passada na Suíça, seu primeiro encontro cara a cara desde que Biden tomou posse em janeiro.

"Trabalharemos juntos (para localizar hackers) e esperamos reciprocidade", disse Bortnikov em uma conferência de segurança em Moscou, segundo a agência de notícias RIA.

Outra autoridade de alto escalão disse que Moscou está esperando uma resposta de Washington sobre consultas a respeito de questões de segurança cibernética, relatou a agência de notícias Tass.

Na cúpula, Biden disse a Putin que parte da infraestrutura crítica deve estar "fora do alcance" de ataques virtuais depois que criminosos cibernéticos em busca de resgate provocaram o fechamento temporário de uma grande rede de oleodutos dos EUA, interrompendo o fornecimento de combustível e provocando uma corrida aos postos de abastecimento.

Em alguns casos de ataques cibernéticos, os EUA acusam os responsáveis de trabalharem diretamente para o governo russo ou do território russo. O Kremlin nega qualquer envolvimento estatal nas ações.

Notícias