Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Dez policiais morrem em emboscada em Burkina Faso

22/06/2021 14h27

Ouagadougou, Burkina Faso, 22 Jun 2021 (AFP) - Dez policiais morreram na segunda-feira em uma suposta emboscada extremista no norte de Burkina Faso e outros estão desaparecidos, apurou a AFP nesta terça-feira(22) junto a fontes do serviço de segurança.

"Na noite de segunda-feira, um destacamento policial foi alvo de uma emboscada de indivíduos armados nos arredores de Barsalogo", informou um município da região centro-norte, informou uma fonte de segurança.

"O balanço provisório é de dez policiais mortos e alguns agentes desaparecidos", disse a fonte.

"Após a emboscada, mais de dez policiais foram dados como desaparecidos, mas alguns foram encontrados", disse outra fonte dos serviços de segurança de Burkina, confirmando a morte de "vários membros" de uma equipe de socorro enviada a Yirgú, pequena cidade ao norte de Barsalogo.

Foi justamente em Yirgú onde, em janeiro de 2019, 48 pessoas morreram em confrontos entre comunidades após um ataque extremista na cidade.

No final de abril, Yirgú foi palco da mais recente emboscada extremista contra membros das forças de segurança no norte de Burkina, a área mais afetada por esses ataques. Quatro soldados morreram.

Nas últimas duas semanas, o exército de Burkina anunciou a "neutralização" de uma série de "terroristas" no leste e nordeste do país após um massacre atribuído a extremistas islâmicos na noite de 4 a 5 de junho na cidade de Solhan, perto a fronteira com o Níger.

De acordo com o governo, pelo menos 132 pessoas morreram, um balanço que as fontes locais estimam em 160.

Foi o ataque mais mortal desde o início da rebelião extremista que já causou mais de 1.400 mortes e um milhão de desabrigados.

ab/stb/ctx/sst/dbh/mb/jc/aa

Notícias