Topo
Notícias

Com aumento da demanda, BofA espera que petróleo atinja US$100/barril ano que vem

21/06/2021 09h35

(Reuters) - O BofA Global Research elevou suas estimativas para o preço do petróleo Brent neste ano e no próximo, afirmando que as relações mais apertadas de oferta e demanda em 2022 podem empurrar a commodity brevemente para 100 dólares por barril.

"Acreditamos que a recuperação robusta da demanda global por petróleo vai superar o crescimento da oferta nos próximos 18 meses, fazendo com que os estoques diminuam ainda mais e abrindo caminho para preços mais altos", disse o banco em nota datada de domingo.

A instituição elevou sua projeção para o preço do petróleo Brent para 68 dólares por barril, contra 63 dólares estimados anteriormente. Em 2022, espera que o Brent tenha média de 75 dólares/barril, versus previsão anterior de 60 dólares.

O banco destacou que a indústria de "shale" (petróleo não convencional) dos Estados Unidos provavelmente responderá aos preços mais altos com um aumento de produção, o que levaria o Brent a recuar para uma média de 65 dólares por barril em 2023.

O mercado de petróleo deve permanecer deficitário no futuro próximo, com déficit médio de 0,9 milhão de barris por dia (bpd) nos próximos seis trimestres, disse o relatório.

O BofA espera que o crescimento do consumo se recupere fortemente neste ano e no próximo --em 5,6 milhões e 3,6 milhões de bpd, respectivamente, o mais acelerado desde a década de 1970, pelo menos.

Embora a demanda tenda a se recuperar em um ritmo veloz nos próximos meses, o banco alertou que a ampla capacidade ociosa da Opep+ e um provável retorno dos barris do Irã ao mercado vão limitar as cotações do petróleo neste ano.

(Reportagem de Swati Verma, em Bangalore)

Notícias