Topo
Notícias

Como Fiat testava carros no "gelo" em pista secreta abandonada na Argentina

Pista de testes secreta da Fiat abandonada na Argentina - German Cerroti
Pista de testes secreta da Fiat abandonada na Argentina Imagem: German Cerroti
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

20/06/2021 04h00

Entre as décadas de 1970 e 1980, a Fiat contava com um centro de testes na Argentina que hoje se encontra completamente abandonado em uma região bastante afastada. O local - na Patagônia argentina, entre as cidades de La Esperanza e Río Gallegos - continha uma pista retangular de cerca de 9 km de extensão e instalações com refeitórios, oficinas, cozinha, quartos e escritórios.

De acordo com relatos da página argentina do Autoblog, o local foi escolhido exatamente por suas temperaturas baixas no inverno e intensos ventos na primavera.

A ideia da montadora era levar seus veículos ao limite. Relatos dão conta que em manhãs geladas os carros eram ligados e saiam pela pista em alta velocidade. Porém, os testes eram bem secretos, e até hoje não se sabe muito sobre o local.

O que se sabe é que a Fiat testou ali diversos protótipos e modelos que mais tarde seriam apresentados na Argentina e na Europa.

É possível ver a casa, que servia como base do empreendimento, bastante deteriorada. Entretanto, é possível constatarmos que tudo foi muito bem feito. Não se sabe ao certo o motivo por trás da desistência do local.

Confira o tour no local:

Notícias