Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Biden se encontrará com presidente afegão em meio a aumento de violência

Biden deve prometer assistência diplomática, econômica e humanitária ao povo afegão - Mandel Ngan/AFP
Biden deve prometer assistência diplomática, econômica e humanitária ao povo afegão Imagem: Mandel Ngan/AFP

20/06/2021 15h51

I presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrará na Casa Branca com o presidente afegão, Ashraf Ghani, e o presidente do Alto Conselho para Reconciliação Nacional do Afeganistão, Abdullah Abdullah, na próxima sexta-feira para discutir a retirada de tropas dos EUA em meio a um crescimento de conflitos entre forças afegãs e o Talibã ao redor do país.

Na primeira reunião cara a cara entre eles, Biden tentará assegurar Ghani e Abdullah sobre o apoio dos EUA ao povo afegão, o que inclui assistência diplomática, econômica e humanitária, afirmou a Casa Branca em comunicado. Biden também repetirá sua promessa de garantir que o país nunca se torne um porto seguro para grupos terroristas.

"A visita do presidente Ghani e do doutor Abdullah sublinharão a parceria duradoura entre Estados Unidos e Afeganistão, à medida em que a retirada militar continua", disse a Casa Branca.

Desde a decisão de Biden em abril de retirar as tropas dos EUA antes de 11 de setembro para encerrar a guerra mais longa dos EUA após quase 20 anos de conflito, pelo menos 30 distritos foram tomados pelo Talibã.

(Reportagem de Humeyra Pamuk em Washington; Reportagem adicional de Rupam Jain em Mumbai e Hamid Shalizi em Kabul)

Notícias