Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

México felicita António Guterres por sua reeleição na ONU

19/06/2021 03h01

Cidade do México, 18 jun (EFE).- O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, parabenizou António Guterres por sua reeleição como secretário-geral da ONU nesta sexta-feira por mais cinco anos e desejou sucesso em seu novo mandato.

"Parabéns por sua eleição a António Guterres para um novo mandato, nossos melhores votos de sucesso", escreveu o ministro mexicano em uma mensagem no Twitter na qual anexou uma fotografia do diplomata português.

Ebrard postou esta mensagem de Houston, nos Estados Unidos, onde inaugurou nesta sexta-feira o novo consulado geral do México nesta cidade.

Por sua vez, a Missão Permanente do México na ONU também publicou uma mensagem nas redes na qual felicitou Guterres por sua reeleição para um segundo mandato como secretário-geral da ONU.

A Assembleia Geral da ONU confirmou nesta sexta-feira que Guterres permanecerá no comando das Nações Unidas por mais cinco anos, após ter recebido o respaldo dos membros do Conselho de Segurança no último dia 8 de junho.

Guterres, contra quem nenhum país propôs outra alternativa, assumiu a secretaria-geral em janeiro de 2017, após vencer um grande número de candidatos, entre eles a atual diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Sua reeleição, longe de ser uma surpresa, foi considerada o passo lógico dentro do órgão, já que há décadas todos os chefes das Nações Unidas somam dois mandatos, com exceção do egípcio Boutros Ghali, cuja reeleição foi vetada em 1996 pelos Estados Unidos.

Notícias