Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Irã faz eleições presidenciais com ultraconservador favorito

18/06/2021 14h45

TEERA, 18 JUN (ANSA) - Os iranianos votam nesta sexta-feira (18) para escolher um novo presidente, em um pleito que tem o ultraconservador Ebrahim Raisi como favorito para assumir a liderança de um país que enfrenta uma grave crise econômica e social.   

A votação iniciou oficialmente após o guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, registrar o primeiro voto das eleições presidenciais nesta manhã. O líder convocou os cerca de 60 milhões de eleitores para cumprirem seu dever até a meia-noite local.   

Após a desistência às vésperas dos outros quatro candidatos, permanecem no pleito Raisi, chefe da Autoridade Judicial; o ex-comandante Da Guarda Revolucionária (Pasdaran), general Mohsen Rezai, além do ex-presidente do Banco Central, o moderado Abdolnaser Hemmati.   

A expectativa é de que o resultado seja divulgado na tarde deste sábado (19), de acordo com autoridades locais. Caso nenhum dos três candidatos na disputa não garanta 50% dos votos, um segundo turno entre os dois mais votados será realizado em 25 de junho.   

Até agora, o índice de comparecimento em Teerã se mantém baixo, confirmando as previsões da forte abstenção devido à insatisfação generalizada da população em um país afetado pela Covid-19 e pelas sanções dos Estados Unidos. Isso deve fortalecer as chances de vitória de Raisi, já que a baixa participação normalmente favorece o lado conservador.   

Em 2017, o atual presidente, Hassan Rohani, foi reeleito no primeiro turno, em uma votação com taxa de comparecimento de 73%. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias